Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre remoção de tatuagem

Se arrepender é normal - o problema é ter o arrependimento no corpo para sempre. Mas relaxa, atualmente há vários métodos de remoção...

Manual do Homem Moderno|

Tatuagem pode ser muito maneiro e pode, inclusive, te deixar um cara ainda mais atraente, mas elas precisam ser bem pensadas e feitas com um bom profissional. Se você tem uma tattoo que não gosta muito, não ficou como o esperado ou se ela não tem mais sentido depois de anos, já deve ter pensado em removê-la. Mas o que você sabe sobre remoção de tatuagem?

Um guia das tatuagens do The Rock (segundo ele mesmo)Lugares onde dói mais fazer tatuagem e por quê?Como funciona uma Remoção de Tatuagem

Não, não precisa passar um ralador na pele. A boa notícia é que, hoje em dia, os métodos de remoção de tatuagem estão cada vez melhores. São apenas algumas sessões de laser, na verdade. Explicamos a seguir.

Jeitos de remoção de tatuagem

Publicidade

Cobrir a tattoo com outra tattoo

tatuagem estilos nordico
tatuagem estilos nordico tatuagem estilos nordico

Por muito tempo, o único jeito de se livrar de uma tattoo zoada era fazer outra por cima. E, apesar de já existir outros métodos de remoção de tatuagem, fazer um novo desenho pode ser uma boa alternativa. 

Publicidade

Mas se você escolher esse método, é bom pensar bastante no novo desenho e procurar um profissional de confiança. Existem muitos tatuadores que são especialistas em coberturas e podem fazer uma tatuagem irada.

Cirurgia de remoção de tatuagem

Publicidade
cirurgia
cirurgia cirurgia

A cirurgia de remoção de tatuagem também é um método relativamente antigo. Isso porque, quando não existia laser, era a única maneira de realmente se livrar de uma tatuagem.

Esse método basicamente remove o tecido onde se encontra a tatuagem. Por isso, a cirurgia apenas é feita em desenhos pequenos e em locais onde não há limitações. Como a cirurgia consiste na remoção da pele, é inevitável que esse método deixe alguma cicatriz.

Este tipo de remoção de tatuagem é simples e indolor, pois o paciente estará sob o efeito de anestesia local. Mas é importante tomar cuidado com o cuidado pós-cirúrgico para evitar infecções, inchaços, dores ou reações alérgicas.

Laser de remoção de tatuagem

remoção de tatuagem a laser
remoção de tatuagem a laser remoção de tatuagem a laser

Atualmente, o laser é o método mais comum para remoção de tatuagem e, por isso, é possível achar tratamentos cada vez melhores e acessíveis. Antes de se submeter a ele, porém, é preciso marcar uma consulta em uma clínica para analisar alguns fatores: cor da tatuagem, quantidade e tipo de tinta, tipo de pele, antiguidade de pigmento, método que será realizado, etc.

O número de sessões necessárias para remoção da tatuagem depende desses fatores como qualidade do pigmento, cores e profundidade da tatuagem. É importante lembrar que tatuagens com cores necessitam de mais sessões por causa da diferença do pigmento.

O tatuador Sérgio Pisani do estúdio Tattoo You, afirma que quase 80% das pessoas que procuram a remoção da tatuagem a laser, querem fazer uma tattoo por cima. "Muitas pessoas tiram uma tattoo velha, ou clareiam para poder fazer uma cobertura bem feita", explica.

Durante a remoção de tatuagem a laser, o equipamento solta um pulso de luz que atua no pigmento da tatuagem, sem afetar a pele. A tinta é fragmentada e absorvida pelo sistema linfático. Assim, o pigmento da tatuagem é eliminado de forma orgânica, sem trazer prejuízos à saúde. São entre 4 a 6 semanas para a pele se recuperar, só depois é possível realizar uma nova sessão.

Sérgio explica: "o pigmento fica feito sob camadas como se fosse um muro e o laser tem que destruir o muro, e ele vai destruir de cima pra baixo. Então, ele é partido em pedaços muito pequenos e o sistema linfático elimina"

Esse tipo de tratamento não necessita a internação do paciente, podendo ser feito em clínicas especializadas ou até mesmo em estúdios de tatuagem (certifique-se de que o lugar que você irá realizar é seguro e profissional). Para amenizar a dor do laser, são usados cremes anestésicos ou anestesias locais, mas mesmo assim alguns clientes descrevem certa dor.

resultado laser tatuagem
resultado laser tatuagem resultado laser tatuagem

O valor do tratamento varia de acordo com o número de sessões necessárias e o tipo de laser usado para a remoção de tatuagem. Dependendo do lugar, é possível encontrar sessões por volta de R$ 300, mas também pode chegar a um preço superior a R$ 3.000.

Entretanto, os cuidados não acabam durante a sessão, é preciso repousar na primeira semana, evitar esforços e atividades físicas, hidratar a pele e evitar exposição ao sol, dessa forma, o resultado será o mais satisfatório possível.

Mesmo sendo considerado um dos melhores métodos para remoção de tatuagem, o laser ainda pode causar danos no paciente, como marcas permanentes na pele, sensibilidade e cicatrizes. 

Tudo o que você precisa saber sobre remoção de tatuagem
Tudo o que você precisa saber sobre remoção de tatuagem Tudo o que você precisa saber sobre remoção de tatuagem

Dúvidas no procedimento a laser

Apesar de ser um método seguro, o laser não é recomendado para todos. Então, se você tem algum problema na pele, está grávida ou lactante, é possível que os profissionais não aceitem seguir com o procedimento. Um dos maiores medos ao fazer o tratamento a laser é a dor durante o processo e, apesar de usar cremes anestésicos, ainda é possível sentir dor e desconfortos na área em que o laser foi aplicado. Mas não se estressa, é dolorido mas suportável e não dura muito tempo. Se você é fumante e quer remover a sua tattoo com o laser, é importante saber que é recomendado parar de fumar. Ao largar o cigarro, o número de sessões diminui em 70%. É bom ter em mente que não há garantia de remover a tatuagem completamente. Se depois do tratamento você quiser fazer uma nova tatuagem na pele que passou por remoção a laser, você pode. Claro, não é em todos os casos, então pergunte ao seu médico ou tatuador antes. Se você acabou de fazer uma tatuagem e já quer removê-la, é indicado esperar no mínimo dois meses para a pele se recuperar, explica Sérgio Pisani. "Quando a tattoo tá com o pigmento muito fresco e a pele ainda está cicatrizando, é complicado fazer a remoção. Então, é recomendado esperar pelo menos dois meses para começar o tratamento", conta.

E se você tá afim de fazer uma tattoo, mas não sabe bem o estilo, se liga nessa lista com tatuagens que você já viu, mas não sabe o nome.

Sobre o Manual do Homem Moderno

O MHM é o maior hub de conteúdo masculino do Brasil!

Dentro dos assuntos abordados em suas mídias estão:

Masculinidade Tôxica

Desenvolvimento Pessoal

Moda masculina

Tênis Masculinos

Comportamento

Educação Doméstica

O MHM está presente nas principáis mídias sociais YouTube, Instagram, Pinterest, Facebook e Tik Tok

Você pode ver a versão original e mais atualizada desse conteúdo clicando aqui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.