Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovem autista desenha famosos e bomba na internet com seu talento

João Pedro, de 18 anos, tem mais de 10 mil seguidores no Twitter e um de seus desenhos já foi compartilhado pelo ator Mark Ruffalo

Viva a Vida|Brenda Marques, do R7

João Pedro e o desenho que ele fez para homenagear Ivete Sangalo
João Pedro e o desenho que ele fez para homenagear Ivete Sangalo João Pedro e o desenho que ele fez para homenagear Ivete Sangalo

“Sou autista, adoro levar amor e respeito aos outros e isso deixa as pessoas mais felizes, o dia todo, pela arte”: é o que diz, em inglês, a biografia de João Pedro de Oliveira Mercês, de 18 anos, no Twitter.

“Eu comecei a ser artista em 2020, quando passei a desenhar famosos. Vi que desenhar famosos era muito bom, porque você pode ganhar amigos e seguidores”, afirma o jovem, que nasceu em Valença, cidade a 75 km de Salvador, na Bahia.

Leia também: R7 Estúdio - Autismo, visibilidade e aceitação

Mas sua história como desenhista começou muito antes, quando ele tinha 5 anos de idade. Nessa época, a família ainda não sabia que a condição de vida de João o colocava dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O menino só foi diagnosticado com a Síndrome de Asperger três anos depois.

Publicidade

“A gente teve o diagnóstico fechado quando ele tinha 8 anos. Antes, cada médico que a gente ia dizia uma coisa, passava um remédio diferente”, relembra Bárbara, mãe de João Pedro.

Por volta dos 13 anos, ele passou a entender sua condição de vida e, hoje, deixa evidente seu amor-próprio. “Tenho muito orgulho de ser um baiano, artista, autista muito incrível, importante e famoso e este ano vou morar em Salvador”, diz ele, em trecho de uma publicação feita no Twitter, na última quinta-feira (2).

Publicidade

João ingressou nessa rede social em janeiro de 2020. A partir daí, conquistou mais de 10 mil seguidores com sua arte. Dentre eles, incluindo políticos de diferentes posições, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Veja também: Autista que trabalha como coveiro bomba no TikTok ao contar rotina

Publicidade

Retuitado por Mark Ruffalo

Em julho deste ano, o ator Mark Ruffalo, conhecido por interpretar o Hulk nos filmes da Marvel, retuitou um dos desenhos de João. Na imagem, o ator aparece sorrindo ao lado de seu irmão mais novo, Scott Ruffalo, que morreu em 2008.

“Fiz esse desenho de recordação em homenagem a Mark Ruffalo junto com seu irmão Scott Ruffalo, meu nome é João Pedro sou autista do estado da Bahia, no Brasil, e adoro levar amor e respeito aos outros e fazer as pessoas muito mais felizes o dia todo pela arte”, escreveu o jovem ao publicar o desenho.

“Isso é doce. Eu e meu irmão. Obrigado por nos honrar desta forma”, agradeceu o ator ao compartilhar a publicação.

O reconhecimento veio ao encontro das expectativas de João. “Eu imaginava que ele ia retuitar. E fiz um desenho [de Mark Ruffalo] junto com o irmão dele porque aprendi que quando alguém faz desenho de lembrança, a pessoa pode até chorar de emoção”, afirma.

A lista de famosos e políticos eternizados por meio de seu talento é longa e diversa: inclui Gusttavo Lima, Rihanna e o vice-presidente da CPI da Covid, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Além disso, João já sabe quem serão seus próximos homenageados: Barack e Michelle Obama, ex-presidente e ex-primeira-dama dos Estados Unidos. “Eu tenho fé que eles vão me responder”, destaca.

Veja também: Filho com autismo motivou pai a criar startup sobre o assunto

A primeira exposição e os planos futuros

João durante sua primeira exposição de arte, em agosto deste ano
João durante sua primeira exposição de arte, em agosto deste ano João durante sua primeira exposição de arte, em agosto deste ano

Em agosto deste ano, João participou pela primeira vez de uma exposição de obras de arte, no Centro Cultural Olívia Barradas, em Valença, onde dividiu espaço com outros 15 artistas. “Gostei muito. Eu sou o orgulho de Valença. O povo lá me ama”, comemora, todo animado.

Mas ele sabe que esse é apenas o começo de sua trajetória e já tem planos para aprimorar a sua arte. “Vou estudar muito e vou fazer muita coisa”, garante. “Eu quero estudar na escola de arte de Salvador porque sonho muito em fazer desenho realista e pintar quadro. Meus desenhos estão cada vez mais lindos”, avalia.

Aprender a falar outras línguas também está entre suas metas. “Eu acredito que como eu já estou ficando conhecido internacionalmente e to cada dia mais famoso vai chegar uma hora que eu vou ter amigos famosos e políticos de outros países do mundo, eu vou até estudar em Salvador para aprender idiomas diferentes”, escreveu recentemente em outra publicação.

Mudança para a capital

De acordo com Bárbara, a mudança para a capital da Bahia deve acontecer ainda este ano. “Estamos reformando uma casa lá para a gente poder se mudar e estudar em uma escola de artes. Tudo que ele sabe fazer, aprendeu sozinho”, conta.

Ela acrescenta que o filho “vai ter que trabalhar muito a questão da ansiedade”, pois João deseja que seus desenhos saiam perfeitos logo na primeira tentativa o que, obviamente, é inviável.

Enquanto os estudos não começam, o jovem artista segue desenhando “quase todo dia”, como ele mesmo diz. “Mas eu tô até descansando, de vez em quando. Jogo videogame e também gosto muito de dar entrevista. Fico muito feliz”, diz, mais uma vez, com a voz cheia de empolgação.

Sobre o significado que a arte tem em sua vida, ele responde sem titubear: “Eu amo a arte e a cultura. Eu amo muito. Pra mim, ela é poderosa, é um orgulho que eu tenho”, declara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.