Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quais adoçantes podem ser utilizados durante a gestação?

Stévia, sucralose e xilitol podem ser consumidos com segurança, segundo levantamento

Equilíbrio para uma vida mais saudável|Do R7 Conteúdo e Marca

Apenas o médico pode indicar a dieta mais adequada à paciente
Apenas o médico pode indicar a dieta mais adequada à paciente Apenas o médico pode indicar a dieta mais adequada à paciente

Existem diversas opções de adoçantes disponíveis no mercado, elaborados à base de stévia, xilitol, taumatina e sucralose. Antes de serem comercializadas, as substâncias são previamente testadas em estudos científicos, levando-se em consideração diferentes grupos populacionais, incluindo as gestantes. Mas, afinal, todos os adoçantes podem ser utilizados durante a gestação?

Primeiro, é importante deixar claro que a orientação médica é fundamental nesses casos. Somente o médico que faz o acompanhamento da grávida pode indicar a dieta mais adequada à paciente, o que inclui a ingestão de alimentos com adoçantes (em substituição ao açúcar). Se a gestante é diabética, por exemplo, o médico fará a orientação de qual adoçante usar e a quantidade.

O consumo de adoçantes na gestação é permitido por sociedades médicas muito importantes e há muitos anos, como a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e a Academia Americana de Pediatria, e também pelo FDA, órgão governamental dos Estados Unidos semelhante à nossa Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com uma análise realizada por médicos da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a sucralose e a stévia podem ser utilizadas com segurança durante a gestação. Porém, os profissionais fazem uma ressalva: “O uso de adoçantes durante a gestação deve ser reservado para pacientes que precisam controlar o seu ganho de peso e para as diabéticas”.

Publicidade

O xilitol, por exemplo, é considerado seguro para ser consumido na gravidez e também durante o período de amamentação. Ele é liberado pelo FDA desde 2014 como um adoçante que pode ser usado como substituto do açúcar, assim como a sucralose e a stévia.

Resumindo, as gestantes e as nutrizes, as mulheres que amamentam, podem contar com os adoçantes em sua dieta nesse período importante da vida. 

Publicidade

Finn, equilíbrio para uma vida mais saudável.

Fontes e referências:

Publicidade

Torloni MR, Nakamura MU, Megale A, et al. O uso de adoçantes na gravidez: uma análise dos produtos disponíveis no Brasil. Rev Bras Ginecol Obstet. 2007;29(5).

Peixoto, Sérgio. Manual de assistência pré-natal / Sérgio Peixoto. 2a. ed. São Paulo: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), 2014. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/manual-de-assistencia-pre-natal/. Acesso em: novembro, 2021.

Drug.com. Xylitol. 2021. Disponível em: https://www.drugs.com/npp/xylitol.html#fandc-np7054.b39. Acesso em: novembro, 2021.

Silk H. et al. Oral health during pregnancy. Am. Fam. Physician. 2008.;77(8):1139-44.

U.S. FOOD & DRUG. High-Intensity Sweeteners. 2014. Disponível em: https://www.fda.gov/food/food-additives-petitions/high-intensity-sweeteners. Acesso em: novembro, 2021.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.