Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como comprar com segurança em sites internacionais

Interessado em produtos no exterior, mas com medo de fazer suas compras? Confira como comprar com segurança

Viva a Vida|Do R7

Revolução no varejo trouxe uma sensação muito forte de poder de compra
Revolução no varejo trouxe uma sensação muito forte de poder de compra Revolução no varejo trouxe uma sensação muito forte de poder de compra

Uma das coisas mais práticas e fáceis que a contemporaneidade nos proporcionou foi fazer as nossas compras pela internet. No início, essa revolução no varejo trouxe uma sensação muito forte de poder de compra e, consequentemente, deu voz ativa ao consumidor que, a partir desse momento, poderia fazer suas compras sem precisar sair de casa. Inclusive, em sites de compras internacionais que entregam no Brasil.

Toda essa modernidade e facilidade trouxe, no entanto, alguns problemas novos para a vida dos consumidores. Com o aumento do tráfego de compras feitas on-line, cibercriminosos passaram a se aproveitar da boa fé e da ingenuidade dos usuários que, muitas vezes, estão desprotegidos durante a sua navegação ou, simplesmente, estão desinformados sobre práticas e procedimentos que melhoram a segurança durante as compras pela internet.

Até os dias de hoje, mesmo com tantas informações disponíveis sobre fraudes, golpes e hackers, pessoas continuam caindo em cibercrimes cometidos por estelionatários. Pensando nisso, confira dicas importantes e relevantes para você ficar bem protegido na hora de efetuar suas compras on-line. Além de dicas de segurança, não deixe de aproveitar o código promocional Wish para aproveitar os descontos exclusivos.

Como é a reputação do site?

Publicidade

A primeira coisa que precisa ser observada antes de comprar em sites é a reputação daquela loja ou marca. Procure pela reputação do ambiente virtual daquela determinada loja, lendo indicações e recomendações de amigos e outras pessoas na internet. Veja o que os outros consumidores estão falando sobre a loja nas redes sociais, blogs e sites especializados em avaliação e satisfação do consumidor.

Assim, quando for buscar por sites de compras internacionais, priorize apenas aqueles que estão no e-commerce brasileiro há bastante tempo, como eBay, Amazon, AliExpress e Wish, apenas para citar alguns. Fique atento às questões como: se a venda é direta ou indireta, de quem é a responsabilidade pela venda do produto e referências dos vendedores.

Publicidade

Outra forma de saber qual é a avaliação do site no e-commerce é saber se ele possui um certificado digital. Além disso, veja se ao abrir o site aparece um ícone de cadeado trancado ao lado do endereço eletrônico. Ao clicar no cadeado, deve aparecer a informação de que a conexão do site em questão é segura.

Priorize sites que estão no e-commerce brasileiro há bastante tempo
Priorize sites que estão no e-commerce brasileiro há bastante tempo Priorize sites que estão no e-commerce brasileiro há bastante tempo

Qual é o tipo de cartão aceito?

Publicidade

Uma das maiores dúvidas dos consumidores no momento em que entram em sites de compras internacionais é sobre qual é o tipo de cartão aceito. A maior parte desses sites necessita de um cartão de crédito internacional ou uma conta no PayPal. Alguns, ainda, dão a opção de pagamento via boleto bancário, o que já facilita a vida para quem não tem um cartão.

Uma dica básica e muito importante é: jamais, em hipótese alguma, forneça a senha do seu cartão para o site no momento de fechar o pagamento da compra. Nenhum site seguro te pedirá tal informação. Se o site que estiver comprando te pedir a senha do cartão, provavelmente, você está diante de um golpe. Cancele sua compra, feche a janela e denuncie a prática para que outras pessoas não caiam na armadilha.

Como calcular taxas de compras internacionais?

Essa é uma informação que varia dependendo dos valores trabalhados no dia da compra, o câmbio do dólar, entre outras coisas. Basicamente, além do imposto de importação, você precisará pagar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), sendo a sua alíquota variante de estado para estado e atualizada esporadicamente. Outro valor cobrado é o do Despacho Postal dos Correios, de R$15,00. Mas é importante ficar atento às taxas cobradas pelo seu estado e as variantes que afetam o valor de taxação. Cada caso é um caso.

Qual o melhor site internacional de compras?

Existem infinitas opções de sites para compras internacionais. Seguindo as recomendações, você terá grandes chances de acertar na escolha da loja, desde que ela seja bem avaliada e recomendada pelos consumidores.

Agora que você já sabe como fazer suas compras com segurança e confiança, aproveite as ofertas de início de ano para tirar sua lista de desejos do papel com um cupom Wish.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.