Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Treino aeróbico antes ou depois da musculação? Veja o que é melhor

Personal trainer Fernando Nalin explica que cada escolha precisa ser baseada conforme o objetivo de cada pessoa

Bem Estar|Gabrielle Pedro, Do R7

Não existe regra para a ordem dos treinos, mas precisa saber seus objetivos
Não existe regra para a ordem dos treinos, mas precisa saber seus objetivos Não existe regra para a ordem dos treinos, mas precisa saber seus objetivos

Se você tem o costume de ir à academia ou está começando agora, já deve ter se perguntado qual atividade física deve ser feita primeiro: a musculação ou o aeróbico? Antes de qualquer coisa, o personal trainer Fernando Nalin explica que não existe uma regra exata a respeito da ordem dos exercícios, tudo irá depender do objetivo individual.

"As pessoas precisam ter ciência que tudo que é feito primeiro tem um melhor desempenho. Ou seja, se fizer um treino aeróbico antes, saiba que o treino de musculação não será tão bom e vice-versa", diz.

Tendo isso em mente, é hora de listar quais são seus objetivos. Caso, esteja em busca de hipertrofia muscular - aumento no tamanho dos músculos -, o melhor é que a musculação seja feita antes. Nalin aponta que desta forma a pessoa se dedicar com mais intensidade aos exercícios.

"Se, neste caso, a pessoa quiser começar com um aeróbico, que seja por pouco tempo, entre 10 ou 15 minutos, em caráter de aquecimento mesmo. O ideal é que ela não se desgaste muito antes para não prejudicar o treino de força", explica.

Publicidade

Segundo o especialista, o mesmo deve ser feito por quem está em busca de emagrecimento. "Quando começamos com a musculação, gastamos um pouco do glicogênico muscular, que é uma via de energia rápida que temos em estoque no fígado e no músculo. Se a pessoa tem a intenção de emagrecer, é bom que ela comece pela musculação, pois quando ela for fazer os exercícios aeróbicos mais rápido ela entrará no processo de perda de gordura. Isso acontece porque ela já terá gasto o glicogênio antes."

Então, quando devemos fazer o aeróbico antes?

Para treinos longos, é preciso manter a taxa de glicose no sangue equilibrada
Para treinos longos, é preciso manter a taxa de glicose no sangue equilibrada Para treinos longos, é preciso manter a taxa de glicose no sangue equilibrada

Nalin ressalta que os exercícios aeróbicos são excelentes aliados para quem quer ter um bom condicionamento físico e manter um corpo saudável, pois eles nos faz perder mais calorias. Quando se opta por fazê-los antes da musculação, saiba que os treinos de força devem ser mais leves e complementares ao primeiro.

Publicidade

"As pessoas que fazem os exercícios aeróbicos antes normalmente querem enfatizar esse tipo de atividade, tanto porque querem melhor condicionamento físico ou o rendimento, se já é algo que pratica há muito tempo. A musculação no mesmo dia deve ser feita para complementar o aeróbico, porque geralmente as pernas ou os braços já estão muito cansados e a pessoa não terá um bom desempenho. Por isso, recomendo enfatizar a região abdominal nesses casos", informa.

O profissional acredita que o melhor a se fazer é intercalar os treinos por dias conforme o objetivo de cada um. "Se a intenção é emagrecer, ela faz mais dias de aeróbico e menos de musculação. Se quer mais ganho de força e músculos, faça mais dias de musculação e menos de aeróbico."

Por fim, Nalin pontua a importância do consumo de carboidratos para quem faz atividades físicas muito longas, como é caso de quem decide fazer musculação e aeróbico no mesmo dia. "Para treinos acima de uma hora, é bom que se consuma algum carboidrato. Pode ser um suco, uma fruta ou uma barrinha, para evitar uma baixa glicêmica [diminuição do nível de açúcar no sangue]. Se isso acontece, a pessoa fica mais fraca, perde rendimento e pode até passar mal", completa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.