Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caso Sônia Abrão: saiba como adaptar a casa para os idosos 

Após mãe de apresentadora sofrer uma queda grave por causa de tapete, veja quais são os cuidados necessários para a segurança dos idosos

Bem Estar|Nayara Fernandes, do R7

Mãe de Sônia Abrão sofreu queda grave após escorregar em tapete
Mãe de Sônia Abrão sofreu queda grave após escorregar em tapete Mãe de Sônia Abrão sofreu queda grave após escorregar em tapete

Na manhã desta segunda (23), a apresentadora Sonia Abrão foi às redes sociais fazer um alerta a quem tem idosos em casa, após sua mãe, Cecília, sofrer uma queda grave.

Segundo Sonia, Cecília quebrou o nariz e o lado direito da face e teve 2 focos de sangramento no cérebro após escorregar no tapete de casa. "Graças a Deus, vem reagindo bem ao tratamento, mas é uma situação sofrida pra todos nós! Por favor, não insistam em tapetes, degraus e demais ítens que representem riscos dentro de casa", alertou ela em suas redes sociais. 

O desbafo da apresentaora é um alerta para a segurança dos idosos dentro de casa.No caso dos idosos, tapetes e superfícies escorregadias podem ser um verdadeiro perigo, mas não são os únicos fatores de atenção. É o que explica Natan Chehter, geriatra do Hospital Beneficência Portuguesa e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

"Existem quedas dos mais diferentes graus de gravidade. Algumas geram pouca repercussão e são ignoradas. Um desequilíbrio ao levantar do sofá, por exemplo, já é configurado como queda. O profissional deve avaliar se o que causa a queda do idosos é fator intrínseco, como falta de óculos, dificuldade óssea, massa muscular ou se realmente está no ambiente, como é o caso dos tapete. Complicações graves da queda são mais comuns em caso de osteoporose."

Publicidade

Embora alerte que nem sempre a retirada de obstáculos, como o tapete, resolve o problema, o profissional aponta o que pode ser feito, além de uma avaliação médica, para prevenir a queda do idoso. Veja, abaixo, algumas dicas. 

- Retirar os tapetes da casa, ou instalar fitas adesivas de prevenção, caso o idoso seja apegado ao item. 

Publicidade

- Prestar atenção ao calçamento adequado do piso (ladrilhos quebrados, nem pensar)

- Instalar barras e tapetes antiderrapantes em ambientes que podem ter o piso molhado, como banheiro e área de serviço 

- Observar se fios, móveis ou objetos decortativos estão no caminho e longe do campo visual

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.