Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tiktoker de 80 anos conquista 5 milhões de fãs com dicas de beleza: ‘Nem sabia mexer no celular’

Coracy Faria Arantes, do 'Blog da Cora', contou ao R7 que lidava com a depressão antes de começar a gravar vídeos para a internet

Beleza|Giullyana Aya Lourenço*, do R7

Cora conta com a ajuda do neto, Gabriel, para a produção dos vídeos
Cora conta com a ajuda do neto, Gabriel, para a produção dos vídeos Cora conta com a ajuda do neto, Gabriel, para a produção dos vídeos

Coracy Faria Arantes faz sucesso nas redes sociais com vídeos sobre dicas de beleza. O que a diferencia de milhares de outras influenciadoras com a mesma temática é a idade. Cora, como é conhecida, está no auge dos seus 80 anos. 

Com vitalidade e muito carisma, a vovó já conquistou quase 5 milhões de seguidores no TikTok e inspirou muitas mulheres de sua geração. Em entrevista exclusiva, ela contou ao R7 como teve a ideia de começar a gravar para a internet.

Rotina de Cora

A tiktoker, que mora em São José dos Campos, é viúva há dez anos e tem duas filhas. Gabriel, de 21 anos, um dos três netos de Cora, é quem a ajuda a gravar os vídeos. O jovem está no último ano da faculdade de engenharia química, mas está sempre ao lado da avó.

Além de trabalhar com a internet, Cora diz que ainda faz tudo em casa. "Lavo a roupa, faço comida e tudo mais. Acordo de manhã, gosto de tomar meu banho, me arrumar, fazer minha maquiagem, ver meu celular, fazer meus alongamentos e lá para 12h eu almoço, dou uma dormidinha. Depois levanto às 15h para ver a fofoca."

Publicidade

Como a ideia dos vídeos surgiu?

Tudo começou quando Cora viu na televisão há alguns anos uma notícia sobre a blogueira Sueli Rodrigues, de 73 anos. Ela disse que contou para Gabriel que gostou do estilo da mulher e que gostaria de ser influenciadora. "Mas eu achava difícil, porque não aprendi nada além de fazer meu serviço de cabeleireira, cuidar da casa, dos filhos e dos netos".

Coracy fez sucesso no TikTok durante a pandemia da Covid-19
Coracy fez sucesso no TikTok durante a pandemia da Covid-19 Coracy fez sucesso no TikTok durante a pandemia da Covid-19

Na época, Cora estava com depressão e não tinha vontade de fazer nada. Porém, Gabriel a encorajou a começar a gravar vídeos. Ele até comprou um smartphone para a avó. "Eu não tinha ideia do que fazer. Nem sabia mexer no celular. Começamos devagarinho. Eu estava com três meses de blog e já tinha 5.000 seguidores".

Publicidade

A tiktoker começou na internet em 2019, mas só fez sucesso mesmo durante a pandemia da Covid-19. Ela conta que passou três anos sem sair de casa, mas que hoje as pessoas a reconhecem na rua e adoram tirar fotos. "Estou saindo bastante, indo nos eventos, restaurantes que me convidam, e as pessoas me reconhecem, é um sucesso".

@blogdacora

SOMOS 1,4 MILHÕES DE AMORESSS EU AMO VOCÊS ❤️❤️

♬ Timber (feat. Ke$ha) - Pitbull

Paixão por maquiagem

Nos vídeos, Coracy mostra o quanto é apaixonada por maquiagem e como a idade não importa para o autocuidado. "Na minha vida toda eu nunca fiquei sem um batom ou um blushinho. Para a pessoa sair, ela precisa passar pelo menos um blush, e nem existia na minha época, eu passava batom no lugar. Toda vida eu fui mais moderninha", disse.

Publicidade

Além disso, ela comentou o vídeo que viralizou em que ela testa a polêmica base de Virginia Fonseca. "Eu comprei porque não vi ninguém de idade usando e para mostrar para minhas amigas idosas, mas infelizmente na minha pele não deu certo. Mas, talvez, para outras pessoas com outro tipo de pele ela possa dar certo. A minha pele é oleosa."

Cora disse que sempre gostou de maquiagem e foi 'moderninha'
Cora disse que sempre gostou de maquiagem e foi 'moderninha' Cora disse que sempre gostou de maquiagem e foi 'moderninha'

Sensação da fama

Cora disse que começou a crescer nas redes sociais após ser entrevistada e aparecer em um programa de TV da cidade dela, e que não esperava o sucesso que conquistou. "O negócio se expandiu. Está dando tudo certo e eu estou muito feliz. Eu já recebo dinheiro, meu trabalho é esse."

"Eu estou muito orgulhosa de mim mesma. Por não saber nada dessas coisas da internet, eu acho que aprendi rápido. Eu sinto prazer em fazer meu trabalho. Eu nunca na minha vida pensei em ser famosa, porque sempre fui uma mulher trabalhadora e batalhadora. As pessoas me falam que eu sou famosa, então eu confio nelas, porque se falam tantas coisas lindas e maravilhosas para mim, eu tenho que acreditar", contou.

Por causa do sucesso, Cora é chamada para vários eventos e programas de TV, além de receber diversos mimos. "Eu estou gostando que agora eu estou saindo, aparecendo no meio do povo. Todo mundo já me conhece. Eu também recebo muitos produtos de várias qualidades. Eu acho maravilhoso. Ganho muito presente, é maravilhoso. Roupa, sapato, bolsa, maquiagem", comemorou.

Inspirações e futuro

Além de se inspirar na blogueira Sueli, Cora também adora a "vovó do TikTok" e outras "vovózinhas": "São minhas amigas, a gente conversa, eu passo coisas para elas e elas para mim".

Para o futuro, ela disse que espera continuar levando alegria aos seguidores e amigas dela. "São meus amores, que eu amo demais. Eu também adoro viajar, quero viajar muito e curtir bastante o resto da minha vida no blog para eu ser mais feliz ainda."

A tiktoker ainda deu dicas aos jovens e idosos que gostam dela: "Um recado que eu passaria para as pessoas mais velhas: Se elas tiverem vontade de ser blogueiras, elas têm que botar a cara a tapa e entrar com tudo igual eu entrei, que elas vão ser felizes, maravilhosas, e vai ser bom demais".

"Já para as pessoas jovens, que falam que quando tiverem a minha idade querem ser iguais a mim, eu falo para não esperar chegar a minha idade. Começa logo agora que você vai ser muito feliz, vai se dar bem e vai ser maravilhoso", completou.

Cora conta com quase 5 milhões de seguidores no TikTok e meio milhão no YouTube
Cora conta com quase 5 milhões de seguidores no TikTok e meio milhão no YouTube Cora conta com quase 5 milhões de seguidores no TikTok e meio milhão no YouTube

* Estagiária sob supervisão de Lello Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.