Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Peeling bizarro que viralizou na web promete rejuvenescer a pele em até 20 anos; saiba os riscos

O procedimento foi realizado pela clínica Harmonia, do Rio Grande do Sul, que garante rejuvenescimento de 20 anos

Beleza|Gabrielle Pedro, do R7

Peeling de fenol profundo é agressivo e precisa ser muito bem indicado pelo médico
Peeling de fenol profundo é agressivo e precisa ser muito bem indicado pelo médico Peeling de fenol profundo é agressivo e precisa ser muito bem indicado pelo médico

Uma clínica de estética de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, viralizou na web após compartilhar um vídeo chocante de rejuvenescimento facial de uma paciente. A mulher se submeteu ao peeling de fenol profundo e parece ter conquistado um rosto 20 anos mais jovem com o procedimento.

Ao R7, Mariana Losso, dermatologista da clínica Harmonia e responsável pelo tratamento que bombou na rede social, explica como esse tipo de peeling precisa ser feito.

"Antes de tudo, o peeling de fenol profundo precisa ser realizado em centro cirúrgico ambulatorial, com médico especialista e capacitado para tal procedimento. Ele é um peeling químico, que entra em contato com a pele, atingindo a camada mais interna (a derme reticular), provocando a remoção de diversos danos. O procedimento também provoca intensa produção de colágeno. O rejuvenescimento é global, podendo rejuvenescer até 20 anos, sem a necessidade de cortes cirúrgicos."

Além de retardar o envelhecimento da pele, a especialista lista alguns benefícios do peeling. "Ajuda na cicatrização de acnes, reduz a quantidade de rugas profundas, remove manchas e lesões pré-cancerígenas", afirma Mariana.

Publicidade

A especialista e também a dermatologista Rafaella Caruso — do Hospital Santa Catarina-Paulista —, fazem uma ressalva sobre as contraindicações que precisam ser cuidadosamente orientadas pelos profissionais.

"Gostamos de restringir o peeling de fenol para fototipos baixos, ou seja, para pacientes de pele bastante clara. Para pacientes de pele morena ou negra é completamente contraindicado, já que há o risco de manchar. Pacientes com tendência de cicatrizes e queloides devem evitar o procedimento", explica Mariana.

Publicidade

"O procedimento também é contraindicado para pacientes com doenças cardíacas, insuficiência renal, problemas no fígado e com hepatite. Outro fator que precisa ser muito bem avaliado é a capacidade psicológica do indivíduo de lidar com o pós-procedimento, pois costuma ser bastante difícil. Gestantes e lactantes também estão na lista de contraindicação", completa Rafaella.

O peeling exige alguns cuidados especiais dos pacientes. "Os pacientes precisam fazer alguns exames pré-operatórios e preparar a pele com cremes e filtros solares prescritos pelo médico. Posteriormente, enquanto está com a 'máscara' (parte do vídeo onde a paciente aparece com o rosto escuro) aplicada, a pessoa precisa conversar pouco e realizar alimentação pastosa com canudo. Também se deve evitar exposição ao sol por 3 meses", orienta Mariana.

Publicidade

Por se tratar de um tratamento agressivo, a dermatologista do Hospital Moriah Christine Guarnieri ressalta a importância de seguir todos os protocolos médicos. "Quando aplicado de maneira incorreta e mal indicado, pode levar a formação de cicatrizes, manchas brancas e infecções."

Segundo as dermatologistas, o tempo de recuperação varia entre 10 e 15 dias. O resultado já começa a aparecer nas primeiras horas de procedimento, mas o final leva em torno de três meses.

O peeling fenol profundo é geralmente feito em apenas uma sessão durante toda a vida. "Normalmente, realiza-se uma sessão, no máximo. Como a melhoria decorrente do procedimento é grande, muitos médicos optam por realizá-lo em sessão única", conclui Christine.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.