Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda o que pode causar excesso de pelos no colo do peito, como aconteceu com Gretchen

Cantora virou assunto nas redes sociais após mostrar a região; desequilíbrio hormonal é a principal causa deste fenômeno, diz médica

Beleza|Do R7

Gretchen exibiu pelos no colo do peito e chocou internautas
Gretchen exibiu pelos no colo do peito e chocou internautas Gretchen exibiu pelos no colo do peito e chocou internautas

Gretchen virou assunto na internet após aparecer com excesso de pelos no colo do peito. Após a repercussão, ela debochou das críticas com bom humor. A médica Fernanda Nichelle, que é pós-graduada em dermatologia estética avançada e atua exclusivamente nesta área, afirma que a principal causa desse fênomeno é o desequilíbrio hormonal — na maioria dos casos, o aumento da testosterona.

"É muito difícil começar a crescer tanto pelo em determinada região, de maneira natural, depois de uma certa idade, sem nenhum distúrbio ligado a isso. Então, faz acreditar que possa ser uma alteração hormonal", afirma.

No entanto, a especialista ressalta que não é possível afirmar que Gretchen está injetando hormônios em seu corpo, pois um diagnóstico mais detalhado a respeito do hirsutismo — nome científico dado ao aumento da quantidade de pelos no corpo da mulher em locais comuns ao homem — exige a realização de exames. 

Fernanda ainda cita a gestrinona — componente presente no implante hormonal conhecido como "chip da beleza", dispositivo que se popularizou nas redes sociais, porém não é recomendado por autoridades da área da saúde — como exemplo de outros hormônios que podem causar o crescimento excessivo de pelos.

Publicidade

"Mas não tem como dizer qual tipo de hormônio foi usado, se foi realmente usado ou não, não tem como diagnosticar sem os exames laboratoriais e uma avaliação clínica com o paciente", afirma.

Ela ressalta que outros motivos podem estar relacionados ao hirsutismo, mas em casos raros. "Pode também estar ligado ao uso de algumas medicações que pode culminar com o aparecimento de pelo em algumas regiões do corpo, além de irregularidade menstrual, infertilidade e até períodos férteis e menopausa, embora seja mais raro", completa.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.