Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Creme clareador das blogueiras funciona? Entenda a lógica por trás do produto

Nomes como Virginia Fonseca, Gracyanne Barbosa e Karoline Lima já divulgaram esse produto nas redes sociais

Beleza|Pedro Garcia, do R7

Virginia Fonseca e Gracy Barbosa já anunciaram o polêmico creme clareador de manchas
Virginia Fonseca e Gracy Barbosa já anunciaram o polêmico creme clareador de manchas Virginia Fonseca e Gracy Barbosa já anunciaram o polêmico creme clareador de manchas

Quem tem o costume de seguir blogueiras, celebridades e até subcelebridades nas redes sociais com certeza já deparou com publicidade de cremes clareadores. Esse tipo de cosmético geralmente segue a mesma linha, promete clarear todo tipo de manchas, estrias e foliculites em poucos dias. Mas esses produtos realmente funcionam e são seguros para a saúde?

A dermatologista Patrícia Friço explica que todo produto clareador segue a mesma lógica, eles tentam tirar o excesso da melanina da pele que causou a mancha. "É a melanina que dá a cor escura. Então, os produtos clareadores vão tentar reduzir aquela quantidade de melanina que está acumulada na superfície da pele. Eles conseguem clarear a pele aos pouquinhos, por isso clareiam qualquer lesão no rosto e no corpo", diz.

Leonardo Abrucio Neto, dermatologista do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que os produtos clareadores atuam de diferentes formas no corpo. Alguns possuem enzimas que inibem a produção de melanina, já outros vão estimular a renovação celular.

O médico também fala que o clima brasileiro propicia o aparecimento de manchas na pele, o que pode explicar a grande oferta desses produtos no mercado.

Publicidade

"O clima tropical tem uma incidência de sol bastante elevada. Então, isso propicia o aparecimento de manchas devido à radiação ultravioleta de raios do sol. Também tem a questão da composição étnica, pessoas de pele com mais melanina mancham mais a pele", afirma.

Assim, faz sentido que tantas influenciadoras com milhões de seguidores anunciem diariamente cosméticos com propriedades clareadoras nas redes sociais. Os produtos mais divulgados são os da empresa Rosa Selvagem*, que contam com publicidade de nomes como Virginia Fonseca, Aline Mineiro, Gracyanne Barbosa, Sheila Mello, MC Mirela, Flay, David Brazil, Cleo Pires, Munik Nunes, Lucas Guimarães, Rico Melquiades, Rafaella Santos, Mileide Mihaile, Gabily, Natalia Deodato, Raissa Barbosa, Karoline Lima e outras celebridades.

Publicidade

A empresa, que divulga o óleo como o "número 1 no Brasil", tem uma grande visibilidade na internet. À venda no site oficial da marca por cerca de R$ 150, o cosmético promete resultado em 28 dias em qualquer tipo de mancha.

Ao analisar os ingredientes do produto, Patrícia Friço o descreve como um "blend de óleos muito rico para hidratação e reparação da pele". A dermatologista diz não haver uma substância clareadora comumente utilizada em produtos desse tipo, mas fala que as manchas podem ser suavizadas pelo processo de hidratação e renovação celular.

Publicidade

Leonardo Abrucio Neto reforça que o Rosa Selvagem promove uma boa hidratação da pele e tem ação anti-inflamatória, mas alerta para os consumidores terem cuidado com mercadorias que prometem um resultado homogêneo para diferentes problemas e em variados tipos de pele.

"Não existe um coringa, alguma coisa que serve para todo mundo. O mais importante de tudo é fazer o diagnóstico do problema cutâneo que levou a hiperpigmentação, para poder tratar", ensina o médico.

Por mais que o óleo Rosa Selvagem não tenha nenhum dos princípios ativos que costumam ser usados para clarear manchas na pele, a empresa oferece outros produtos que são vendidos em combos. Um deles é o ácido Rosa Selvagem, presente no combo à venda a partir de R$ 360. No site, a empresa indica os produtos para gestantes, mas há um componente que deve ser evitado por mulheres grávidas.

O principal ácido utilizado na fórmula é o ácido salicílico, que Neto diz ser contraindicado para as gestantes. "O ácido salicílico pode levar a defeitos no feto e uma série de complicações na gravidez, então a gente evita de usar na gestação", explica.

No Reclame Aqui e nas redes sociais do Rosa Selvagem, há diversos relatos de pessoas que utilizaram o produto e não chegaram aos efeitos desejados. Uma das respostas-padrão da empresa é que o produto deve ser usado duas vezes ao dia para que o resultado seja alcançado.

Friço diz que um creme mais leve, como o Rosa Selvagem, pode ser usado duas vezes ao dia, mas que se for um creme mais irritativo ele precisa ser acompanhado por um dermatologista e alguns princípios ativos não devem ser aplicados continuamente na pele, pois podem causar manchas.

"A gente sabe que o clareador é um coadjuvante. Ele ajuda bastante junto do protetor solar. Toda vez que usar um clareador, a pele fica mais fina e mais sensível. Ela tem chance também de manchar mais por causa do raio ultravioleta da exposição solar. Então, tem que usar protetor sempre associado. Toda vez que usa um clareador, a gente redobra o cuidado com o protetor", detalha a médica.

No geral, os médicos ressaltam a importância de procurar um dermatologista antes de usar um produto para clarear manchas. Eles explicam ser importante identificar o fator causador da mancha e entender melhor a rotina e os hábitos do paciente antes de indicar um tratamento adequado.

*O R7 tentou contato com a empresa Rosa Selvagem, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto e a nota será atualizada caso haja manifestações.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.