Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça os riscos da banalização da harmonização facial

Especialista alerta para precauções que devem ser tomadas ao se optar por tratamentos que prometem rejuvenescer o rosto

Beleza|Do R7

Expectativas irreais causam frustração nos pacientes
Expectativas irreais causam frustração nos pacientes Expectativas irreais causam frustração nos pacientes

A grande procura por procedimentos de harmonização facial, que tem como objetivo corrigir assimetrias e alterações em relação a contornos e ângulos no rosto dos pacientes, chama a atenção de todos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no ano de 2020, ocorreu um aumento de aproximadamente 50% na procura por esses procedimentos estéticos, em plena pandemia. Isso se dá por diversos fatores, sendo um deles a menor exposição social, o que favorece maiores cuidados com a cicatrização durante o pós-operatório.

Nesses momentos de maior demanda também aumenta o número de problemas relacionados, principalmente quando a tomada de decisão sobre o procedimento é feita de forma brusca, sem pesquisa aprofundada.

"É preciso saber selecionar com qual profissional você vai realizar sua harmonização e discutir com ele suas expectativas e reais possibilidades em atendê-las", afirma Fábio Ricardo Loureiro Sato, médico especialista em cirurgia bucomaxilofacial.

Com o intuito de auxiliar os pacientes que procuram esses procedimentos estéticos, o profissional dá algumas dicas de cuidados:

Publicidade

• O barato pode sair caro

O aumento da procura pelos procedimentos faz com que muitos profissionais migrem para essa área, então é preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas. Converse com um cirurgião especializado, analise suas qualificações e fale com outras pessoas que já fizeram o mesmo procedimento com o profissional escolhido. Não acredite em preços muito abaixo do padrão desse segmento.

Publicidade

• É preciso ser realista

Um dos pontos importantes é entender a expectativa que cada um tem em relação à harmonização, compreendendo que, como qualquer tratamento, existem limites. Muitas pessoas possuem expectativas elevadas que não podem ser atingidas e alguns profissionais prometem atingir o que foi idealizado, frustrando a todos diante do resultado. A conversa entre ambos precisa ser franca e realista.

Publicidade

• Tudo o que é demais, sobra

Quando se fala de procedimentos estéticos, é muito comum lembrarmos de casos famosos pelos excessos, que levam a resultados indesejados. De acordo com Fábio Sato, uma das funções do profissional é fazer com que os pacientes saibam os limites dos resultados que podem ser atingidos, pois há quem comece a realizar o tratamento e fique eternamente insatisfeito, querendo sempre mais.

• A pressa é a inimiga da perfeição

Nem sempre é aconselhável fazer todos os procedimentos em um único momento. Hoje em dia é muito comum a chamada harmonização "full face" que visa fazer um rejuvenescimento facial de toda a face através de uma combinação de técnicas (preenchimento, fios, bioestimuladores, bichectomia, lipo de papada, entre outros). Porém, nem sempre ela é indicada a todos os pacientes. "Muitas vezes pequenos procedimentos acabam tendo bons resultados", afirma Fábio. Além disso, antes de fazer uma nova cirurgia no rosto, é preciso aguardar o resultado final do que foi feito anteriormente, o que pode demorar algumas semanas ou meses.

"A obsessão pela imagem de perfeição leva as pessoas a desejarem algo irreal, descompassado com a realidade. Por isso, consulte sempre um profissional experiente e discuta com eles seus objetivos e possibilidade de tratamento para o caso", finaliza o especialista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.